O reflexo da pandemia no setor de Reforma e consertos de roupas em São Paulo.
Não teve jeito… quando foi anunciada a quarentena em São Paulo as pessoas entraram num certo desespero e de imediato começaram a cortar tudo o que consideravam como supérfluo. Então setores como Turismo e eventos ficaram totalmente parados.
O setor de Modas ainda conseguiu sobreviver graças às vendas online através do comércio eletrônico, mídias sociais entre outros.
Entretanto, alguns setores de serviços foram drasticamente atingidos como por exemplo o setor de consertos de roupas uma vez que as pessoas ficaram em suas casas de pijamas trabalhando, outras paradas, outras consumindo a princípio somente o necessário.
E o Mercado de Ajustes de roupas em São Paulo anda muito de mãos dadas obviamente com a Moda, e também com o setor de eventos e pelo fato das festas terem sido canceladas automaticamente ninguém mais buscou por Ajustes de Terno, Conserto de vestido de festa, reforma de camisa social.
Fique em casa ( e não conserte roupas )
A ordem era ” fique em casa”, e tivemos que obedecer e se adequar ao novo e incerto mundo.
Se as pessoas tiveram que trabalhar home office à vontade, de pijama, por quê se preocupariam em consertar roupas ? Realmente não fazia muito sentido.
Entretanto, alguns setores não mudam, principalmente àqueles setores que poderíamos chamar de ” Paixão” e não somente necessidade.
Dessa forma , conversando com um proprietário de Atelier de Costuras em São Paulo chamado Ellegancy Costuras , o proprietário ( Sérgio) nos contou que além das máscaras de proteção que eles confeccionaram aos montes , o que mais fez os 2 ateliês dele ficarem firmes em meio à esse turbilhão foi o fato deles fazerem consertos de roupas de couro e cordura… Mais precisamente ajustes em jaquetas de couro para motociclistas.
Eles tem esse trabalho há mais de 1 década atendendo vários pilotos de moto não somente de São Paulo como também de outras cidades e Estados que enviam as roupas de moto via correios.
O Setor de Motociclismo aumentou durante a pandemia ?
Contudo, o Sérgio acredita que o crescimento de mercado de couro( ajustes de couro) se deu por 2 fatores. São eles:
A maior autonomia das pessoas devido ao home office,
Aumento de stress devido à pandemia.
“Provavelmente o fato das pessoas trabalharem em casa com uma autonomia muito maior fez com que pudessem dar uma ” escapada” para resolverem coisas particulares e aí os motociclistas correram para fazer os ajustes nas roupas de couro.
E muitos motociclistas brincavam mas diziam estar tão estressados que as vezes as próprias esposas falavam para eles pegarem a moto e ” sumir” pois estavam insuportáveis de stress, e eles obedeciam à risca e andavam a marginal de ponta a ponta de moto, muitos iam aos finais de semana até a praia e voltavam. Tudo isso para extravasar um pouco a sobrecarga de trabalho, o medo da contaminação, a pressão do trabalho, o novo convívio com filhos e esposas o dia todo no mesmo ambiente que outrora era familiar e agora passava a ser escritório, sala de aula das crianças e por aí vai.” Afirma o Sérgio.
Fato é que quem vive especificamente de consertos de roupas tradicionais como jeans, camisas, vestidos de festas etc ficou praticamente sem nada de serviço e teve que aderir à fabricação de máscaras de proteção para amenizar o prejuízo, mas muitas franquias quebraram, outros tantos ateliês também, e isso é assustador.
Agora estamos no final de agosto onde o comércio está sendo liberado porém a pandemia está longe de ir embora infelizmente pois o número de mortes é altíssimo e tomara que a vacina contra isso venha logo.
É hora de repensarmos esse Mercado e tentarmos avançar entendendo o que o público deseja sobre isso.