4 DICAS PARA USAR E-MAIL MARKETING, A MELHOR FERRAMENTA PARA EMPRESAS

 

Ao contrário do que muitos pensam, o e-mail marketing continua sendo uma das melhores e principais estratégias de vendas e marketing digital para empresas em todo o mundo.

Um relatório da DMA (Direct Marketing Association) demonstrou que o ROI (Retorno sobre Investimento) do e-mail marketing é de, em média, 4.000%. Ou seja, para cada $1 investido, o retorno é de $41, superando até mesmo as mídias sociais ($12.71), displays ($19.72) e campanhas de Search Engine Marketing ($22,24).

Entretanto nada vem fácil! Para chegar a esses incríveis resultados você vai precisar ser muito estratégico sobre para quem você envia o conteúdo e como este conteúdo tem chegado ao seu público-alvo.

Pode até parecer um pouquinho complicado, nós sabemos! Mas para facilitar e te ajudar nessa missão preparamos quatro dicas superbacanas que vão facilitar muito a sua vida no “mundo do e-mail marketing”.

 

  1. Segmente sua base de acordo com o objetivo

É simplesmente impossível fazer um e-mail marketing que dê resultado sem uma segmentação estratégica do seu público-alvo, pois somente ao segmentar você consegue elaborar mensagens personalizadas de acordo com cada perfil da sua base de contatos, fazendo com que elas se tornem de fato relevantes para seus leads.

De acordo com uma pesquisa feita pelo 9Blog, e-mails personalizados chegam a ter 29% a mais de chances de serem abertos. E se as mensagens forem com um link, essas chances sobem para 41%.

Essas métricas são muito importantes e é imprescindível que você esteja atento a elas, pois isso vai te auxiliar não só no processo de ter boas ideias de conteúdo, como garantirá que todas as necessidades dos seus contatos sejam atendidas.

Quanto melhor as métricas, mais eficiente está sendo aquilo que você está entregando.

 

  1. Ofereça um conteúdo de qualidade

Materiais ricos são conteúdos densos a respeito de um assunto, como e-books, webinars, whitepapers e etc. Graças a esses materiais, empresas conseguem educar melhor os seus leads para que os mesmos se tornem consumidores da marca no futuro.

Não à toa, eles também funcionam como uma moeda de troca, uma vez que eles são enviados a partir do momento em que um visitante do site ou blog da sua empresa preenche um formulário.

 

  1. Desenvolva um título que seja impossível da sua persona não abrir

O primeiro e mais importante passo para um e-mail marketing eficaz é conseguir gerar interesse no seu público-alvo e fazer com que o destinatário abra a sua mensagem. Por isso, um título bem pensado, impactante e que chame a atenção é fundamental.

Procure trabalhar os benefícios que o seu produto deseja trazer, colocando-se sempre como alguém que está entrando em contato para ajudar o seu prospect. Isso é muito importante!

Não esqueça também que o título precisa estar relacionado ao conteúdo da mensagem. Afinal, do que adianta um bom título se ele não tiver relação com o que você vende? Tal erro prejudica seu nome perante os usuários e faz com que eles percam o interesse em e-mails futuros.

 

  1. Faça testes A/B

Uma das melhores formas para e-mail marketing é garantir se os resultados estão sendo alcançados é realizar testes A/B. Mas como ele funciona na prática?

Bom, a ideia é simples! O teste A/B serve para testar o assunto, o direcionamento e a efetividade de CTAs dos seus e-mails marketing por meio da construção de dois e-mails com conteúdos totalmente diferentes um do outro.

Por exemplo, enquanto em um você faz um conteúdo mais informativo e agregador, no outro coloque uma pegada mais comercial. Depois de prontos, você os envia para os leads e em seguida faz a comparação de qual deu mais retorno.

Ah, e não se esqueça, sempre antes do envio de qualquer e-mail é importante pensar em qual será o objetivo da mensagem que será criada, e em como será recebido pelas personas a que se destina.

Seja pessoal, utilize botões, construa uma relação com o usuário e aposte em ferramentas de automação de marketing. Nós garantimos que você irá se surpreender com os resultados!

E, claro, nada disso será possível sem uma plataforma que atenda perfeitamente às suas necessidades. Dê uma olhada na BientMail, com ela você gerencia seus contatos, obtém leads e executa diversas campanhas de marketing.

Além disso, você ainda tem 500 disparos gratuitos para testar a ferramenta. Vale muito a pena!! Comece agora a transformação da sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *