5 DICAS PARA USAR E-MAIL MARKETING

email-marketing

5 DICAS PARA USAR E-MAIL MARKETING

Ao contrário do que muitos pensam, o e-mail marketing continua sendo uma das melhores e principais estratégias de vendas e marketing digital para empresas em todo o mundo.

Um relatório da DMA (Direct Marketing Association) demonstrou que o ROI (Retorno sobre Investimento) do e-mail marketing é de, em média, 4.000%. Ou seja, para cada $1 investido, o retorno é de $41, superando até mesmo as mídias sociais ($12.71), displays ($19.72) e campanhas de Search Engine Marketing ($22,24).

Na teoria é tudo muito lindo e os números são ótimos, certo?! Mas qual é a situação da sua equipe de vendas na prática? Sua empresa tem conseguido tais números? Tem um bom retorno?

Para chegar aos resultados esperados você precisa ser estratégico sobre para quem você envia o conteúdo e como este conteúdo tem chegado ao seu público-alvo.

Pode até parecer complicado, mas nós garantimos que não é! E para te ajudar nessa missão preparamos dez dicas que vão ajudar e muito suas próximas campanhas de e-mail marketing.

dias-usar-email-marketing

 

  1. Jamais compre listas de e-mails

Essa primeira dica é talvez a mais importante que você vai ver por aqui! Por que dizemos isso? Vamos lá!

Quando falamos em fazer Email Marketing, não podemos esquecer que comprar uma lista é ter uma base de destinatários “suja” e desqualificada, ou seja, com chances muito pequenas de um retorno de investimento efetivo.

Isso sem falar sobre a questão ética, não é?

Fora isso, (que já não é pouco) ainda há uma série de razões pelas quais comprar listas não funciona:

  • Qualquer mensagem não autorizada é uma interrupção mal vista;
  • O usuário identifica a empresa como spammer e pode divulgar isso nas redes sociais;
  • Sua mensagem pode ser marcada como spam, perdendo o contato com o seu remetente e manchando a reputação do servidor, prejudicando a entregabilidade.

A forma mais certeira para obter o contato de pessoas realmente interessadas no seu negócio é oferecer a elas algo que queiram.

Como existem infinitas possibilidades de ofertas para atrair Leads, cabe a você identificar o que é mais atrativo para o seu público.

email-marketing

  1. Segmente sua base de acordo com o objetivo

Ideias de e-mail marketing eficientes jamais existirão se você não segmentar a sua base de leads de acordo com suas preferências e afinidade com a sua persona.

Com isso, você consegue elaborar mensagens personalizadas de acordo com cada perfil da sua base de contatos, tornando-as relevantes para seus leads.

E isso ajuda muito, viu?! De acordo com uma pesquisa feita pelo 9Blog, e-mails personalizados possuem 29% de chances de serem abertos. E caso você coloque algum link no corpo da mensagem, as chances sobem para 41%.

Para tanto, fique atento também as métricas desses e-mails, pois isso vai te auxiliar no processo de ter boas ideias de e-mail marketing a fim de garantir que todas as necessidades dos seus contatos sejam atendidas.

  1. Ofereça um conteúdo de qualidade

Materiais ricos são conteúdos densos a respeito de um assunto, como e-books, webinars, whitepapers e etc. Graças a esses materiais, empresas conseguem educar melhor os seus leads para que os mesmos se tornem consumidores da marca no futuro.

Não à toa, eles também funcionam como uma moeda de troca, uma vez que eles são enviados a partir do momento em que um visitante do site ou blog da sua empresa preenche um formulário.

 

  1. Desenvolva um título que seja impossível da sua persona não abrir

O primeiro passo para um e-mail marketing é fazer com que o usuário se interesse e abra a mensagem. Por isso, um título impactante e que chame a atenção é fundamental.

Procure trabalhar os benefícios que o seu produto deseja trazer, colocando-se sempre como alguém que está entrando em contato para ajudar o seu prospect. Isso é muito importante!

O título também precisa estar relacionado ao conteúdo. Títulos apelativos demais, sem relação com o que você vende, apenas prejudicarão seu nome perante os usuários, diminuindo, assim, o interesse em e-mails futuros.

performance-emailmarketing

  1. Faça testes A/B

Uma das melhores formas para e-mail marketing é garantir se os resultados estão sendo alcançados é realizar testes A/B. Mas como ele funciona?

Bom, a ideia é simples! O teste A/B consiste na elaboração de dois tipos de e-mail marketing, diferentes um do outro, para testar assunto, direcionamento e efetividade de CTAs.

Por exemplo, enquanto em um você utiliza uma abordagem menos intrusiva, no outro coloque uma pegada mais comercial. Depois disso, faça o envio de cada um dos e-mails para uma parte da sua base de contatos, para depois verificar qual delas deve maior sucesso.

 

Não se esqueça! Sempre antes do envio de qualquer e-mail é importante pensar em qual será o objetivo da mensagem que será criada, e em como será recebido pelas personas a que se destina.

email-marketing-helpcontent

Seja pessoal, utilize botões, construa uma relação com o usuário e aposte em ferramentas de automação de marketing. Nós garantimos que você irá se surpreender com os resultados!