4 dicas essenciais para começar a correr

Conhecida como o esporte base, por envolver os movimentos naturais do corpo humano, a corrida é listada em artigos científicos como benéfica a saúde, além de ser uma prática motivadora que eleva o prazer e bem estar geral.

Para pessoas sedentárias, a corrida pode ser o início de uma vida mais saudável e ativa, porém, é fundamental, antes de tudo, seguir as recomendações de profissionais da saúde para garantir a prática do esporte sem lesões ou traumas.

O dr. Diogo Fagundes, médico ortopedista e traumatologista, listou 4 dicas essenciais para você começar a correr com segurança para mais saúde e qualidade de vida.

 

  1. Os benefícios da corrida para saúde

Segundo a medicina, a corrida oferece inúmeros benefícios para saúde do corpo e da mente:

  • Aumento da capacidade cardiorrespiratória, melhorando a circulação sanguínea e oxigenação;
  • Aumento da massa muscular;
  • Metabolismo com funcionamento normalizado;
  • Sono de melhor qualidade;
  • Com o metabolismo em equilíbrio, é mais fácil a perda de peso de forma saudável;
  • Melhora da autoestima;
  • Combate ao estresse, ansiedade e depressão.

Outros estudos ainda mostram que a corrida é essencial para ossos mais fortes e articulações mais resistentes. Os benefícios citados, são intensificados com bons hábitos de alimentação e hidratação, antes, durante e depois da corrida.

 

  1. Começando a correr

A corrida deve ser, antes de tudo, uma atividade prazerosa e deve começar devagar, levando em consideração o condicionamento físico inicial e respeitando os próprios limites.

Estudos mostram que a transição entre a caminhada e a corrida é benéfica e efetiva a longo prazo. Ou seja, para quem está começando é válido iniciar a prática com uma leve caminhada e fazer a transição gradual para a corrida, conforme o condicionamento físico melhora.

 

  1. Associe a corrida a outras atividades físicas

A corrida para ser ainda mais vantajosa a saúde deve estar associada diretamente a outras atividades físicas. O fortalecimento da musculatura é fundamental para que a cada corrida o corpo se recupere com mais facilidade e não sofra com lesões.

De acordo com o Dr. Diogo Fagundes, musculação e atividades aeróbicas são fundamentais para a prática da corrida ser ainda mais funcional: ´´preparar o corpo é essencial para evitar lesões durante a corrida. Nada melhor que reforçar a musculatura na academia para desenvolver a capacidade de suportar a carga que será demandada durante a corrida “

 

  1. Saúde em dia

Antes de começar a prática da corrida, porém, é necessária uma avaliação física de saúde para garantir que não existem patologias que necessitem de tratamento imediato, além de distúrbios hormonais e traumas que possam comprometer a qualidade e bem-estar no momento da corrida.

Pessoas com comorbidades que necessitam de tratamento contínuo devem seguir a orientação médica para que a prática da corrida não traga riscos, como por exemplo, patologias no coração ou lesões no joelho.

A dica do Dr. Diogo Fagundes é fazer uma avaliação completa, especialmente das articulações, para garantir corridas sem surpresas e com o máximo de bem estar ´´todos conhecem o famoso check up cardiológico, mas pouca gente sabe que existe também o ortopédico. É recomendado à todos que pretendem iniciar uma atividade física, que procurem um ortopedista para evitar danos à cartilagem e evitar uma eventual artrose precoce“.

O médico ortopedista e traumatologista Diogo Fagundes tem formação pelo Hospital Miguel Couto, no Rio de Janeiro, é membro da SBOT- Sociedade Brasileira em Ortopedia e Traumatologia, com fellowship em cirurgia do joelho pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho, com passagem pelo Clube de Regatas do Flamengo.

Doutor Diogo Fagundes atende todos os casos relacionados ao sistema musculoesquelético e, atualmente, com o advento da pandemia por COVID-19, além do consultório próprio, se dedica às teleconsultas, diminuindo distâncias e facilitando a comunicação entre médico e paciente.

Agende sua consulta, seja presencial ou por telemedicina, e invista em mais saúde e qualidade de vida.

Via WhatsApp: 22 99224-6442

Siga-me no Instagram

Leia Também: Dores nos joelhos: as causas, sintomas e principais lesões

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *